Problemas principais: Refeição não cumprida, Excessos de Jornada, Direção Contínua , Quebra de interstício
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Os desvios na jornada dos motoristas (Não cumprimento de descansos, excessos de jornada, direção, etc.) representam grandes riscos à segurança e produtividade das operações e à sustentabilidade do próprio negócio, sendo fortemente recomendável um gerenciamento amplo e próximo de tal tema, com foco na prevenção e correção de tais ocorrências, num contínuo ciclo de melhoria.
Neste guia, detalha-se uma sugestão de roteiro de gerenciamento do dia a dia combinado ao uso da ferramenta de Torre de Controle com foco na solução das principais dores relacionadas aos desvios de jornada do motorista.
O modelo de gestão a seguir sugerido baseia-se no gerenciamento do dia a dia da operação conforme fluxograma detalhado acima. Tal modelo poderá não ser aplicada em sua totalidade, devendo ser ajustado/adaptado de acordo com o cenário de cada operação. Para as etapas que vierem a ser estabelecidas, os detalhes de sua operacionalização são apresentados logo após o fluxograma.
Para eventuais dúvidas sobre este material, sinta-se à vontade em consultar seu consultor Pós Vendas ou a equipe de suporte através do contato suporte.tms@michelinconnectedfleet.com
Etapa 1 - Preparação | Configurando o Módulo de Jornada
1. Criação do Turno
O Turno deverá ser criado para que o sistema entenda qual a carga horária diária e semanal dos motoristas. O cadastro de turno é baseado em entradas e saídas, porém, isso não será considerado para avaliar a jornada dos motoristas, uma vez que eles não realizam uma jornada com horários fixos.
Para dias que não há turno, a linha deverá ser deixada vazia.
Para os dias com turno, inserir as entradas e saídas de modo que o total de horas seja igual ao total de horas diárias dos motoristas.
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2. Criação da Configuração de Apuração
A Configuração de Apuração será responsável pelas regras relacionadas à Horas Extras, Folgas, Adicional Noturno e Banco de Horas.
A sequência a ser seguida na configuração de apuração está descrita abaixo:
.1Criar a Apuração com uma descrição
.2No card "Evento Ponto" realizar a correlação entre os Eventos Pontos e Evento de Rastreador
.3Definir no evento ponto, o que será descontado da Jornada total (por padrão, Refeição já é descontado da Jornada Total).
.4Clicar em "Salvar"
.5No card "Horas Extras", definir acima de quantas horas será gerado hora extra, e também se a hora extra será calculada utilizando as Horas Trabalhadas (Jornada - Refeição - (Evento Ponto selecionado para Subtrair de Horas trabalhadas) ou se utilizando algum Evento ponto com "Direção".
.6Definir as porcentagens de Hora Extra 1ª e 2ª Fase
.aHora Extra 1ª Fase: Duas primeiras horas de hora extra.
.bHora Extra 2ª Fase: Horas extras após as duas primeiras.
.7No card "Adicional Noturno", definir o intervalo e porcentagem.
Caso deseje ter um controle automático de Folga, existem hoje 2 opções de controle no Card "Folga Semanal".
.1Folga conforme cadastro de turno fixo - Se ativo, levará em consideração os dias que não possuem turno configurado. Se o motorista não trabalhar nesse dia será mostrado "Folga Cumprida", caso o motorista tenha apontamentos nesse dia sem turno, será mostrado " Folga não Cumprida".Através dos Motivo Ajuste, durante o tratamento dos apontamentos, será possível Remover as Folgas, caso aquele dia não seja um dia de folga de fato, ou então incluir uma folga Manualmente.
.2Dia com maior tempo de inatividade desde o fim da última jornada - Se ativo, irá verificar a semana fixa, parametrizada no card "Geral", e irá buscar pelo dia que houve maior tempo de inatividade entre duas jornadas. Em sendo identificada mais de um dia sem apontamento, será levado em consideração o dia com maior tempo de Inatividade, marcando então esse dia com "Folga Cumprida".
É também possível parametrizar se deseja Calcular Hora extra por folga não cumprida, podendo selecionar sobre qual valor será calculado a Hora Extra (Hora Trabalhadas, Jornada, etc), e também parametrizar qual a porcentagem aplicada.
2.2 Banco de Horas
Se desejar ter um controle de Banco de Horas, é possível ativar esse controle através do Card "Banco de Horas", e parametrizá-lo para computar as horas de acordo com o previsto em sua empresa.
Tipo de Cálculo:
SIMPLES: Calculo fará a conversão de Horas de 1 para 1. Caso seja feito 1h de Hora Extra, será transformado em 1h de Banco,
AJUSTADO: Calculo fará a conversão de Horas utilizando o fator de conversão definido no card "Hora Extra".
Exemplo:
Hora Extra 1ª Fase = 50%
Hora Extra 2ª Fase = 100%
Hora Extra Total = 3h > 1ª Fase = 2h
> 2ª Fase = 1h
Banco de Horas = 2h*(1,5)+1h*(2) = 5h
Considerar 2ª Fase como Banco de Horas: Por padrão, quando o Banco de Horas é ativado, será considerado sempre a 1ª Fase de Hora Extra para contabilizar para o Banco de Horas. Caso deseje que toda Hora Extra seja convertida para Banco, essa opção deve ser marcada.
Considerar Horas Faltantes: Marcar essa opção caso deseje que as Horas Faltantes do motorista subtraia do Acumulado de Banco de Horas.
Exemplo de Configuração de Apuração Padrão, seguindo a Lei 13.103
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3. Alocação dos Motoristas no Turno e Apuração
Para que seja possível controlar a jornada dos Motoristas, é necessário uma configuração inicial.
Todo novo motorista contratado na Frota deverá ser cadastrado através do Sasgc, após o cadastro o motorista irá integrar automaticamente ao TMS. Quando o processo acontecer, o motorista terá o tipo de registro "Fornecedor".
Para o controle de Jornada é necessário alterar o tipo para "Funcionário" e selecionar o Turno que o motorista estará e a Configuração de Apuração.
.1Pesquisar o nome do motorista, ou então, filtrar por Tipo de Registro "Fornecedor"
.2Após carregar os motoristas, na coluna "Tipo de Registro", alterar para "Funcionário"
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.3Nas colunas Turno e Configuração de Apuração, selecionar respectivamente o Turno e Apuração criados nas etapas anteriores.
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.4Caso o processo precise ser repetido para outros motoristas, é possível utilizar a opção de Replicar ao lado do título das colunas
.5Clicar em Salvar
4. Criação dos Dias Não Úteis
Os dias não úteis (feriados) são criados para que o sistema possa identificar esses dias e então aplicar a porcentagem de Hora Extra caso o motorista trabalhe nesses dias.
No cadastro existem 2 tipos, sendo eles:
.1Fixo: Feriados que possuem a mesma data todos os anos. Exemplo: Natal, Ano novo, Tiradentes.
.2Muda todo ano: Feriados que anualmente caem em datas diferentes. Exemplo: Páscoa, Sexta-Feira Santa, Carnaval.
Caso tenha outras Filiais cadastradas no sistema, o dia não útil deverá ser associado às respectivas filiais (feriados municipais, estaduais). Além disso, os motoristas deverão estar alocados à essas Filiais (processo feito através da tela de Pessoa Simplificada.
5. Criação de Tipo de Ausência
Os Tipos de Ausência são utilizados para identificar ausências dos motoristas e com isso evitar que inconsistências sejam geradas quando o motorista não trabalhar em dias com Turno.
As ausências podem ser criadas com os nomes desejados. Alguns exemplos de Ausências comumente utilizados:
Assim como os Tipos de Ausência, podem ser criados com o nome que mais identificar ser adequado.
O motivo ajuste é obrigatório para a tratativa do apontamento do motorista, e a "Descrição" usada no cadastro do Motivo Ajuste, será exibido no Espelho de Ponto do Motorista na coluna "Observações", sendo assim, aconselhamos que sejam escolhidos nomes para os Motivos Ajustes que representem o motivo pelo qual o apontamento do motorista foi tratado
Exemplo de Motivos Ajustes comumente utilizados:
Reprocessamento de Jornada
Apontamento incorreto
Por padrão, no sistema já existem 6 Motivos ajustes, sendo eles:
Editar Quitação de Banco de Horas (sistema)
Quitação de Banco de Horas Durante Fechamento (sistema)
Registrar compensação de Banco de Horas (sistema)
Remover compensação de Banco de Horas (sistema)
Registrar Folga (sistema)
Remover Folga (sistema)
Sendo que os 4 primeiros estão associados ao Banco de Horas, e os 2 últimos associados à lançamentos de folga ou remoção de folga cadastrada.
7. Criação dos Alertas de Desvio
Para monitorar quais os motoristas que mais geram desvios de jornada, podemos fazer uso dos alertas, que irão informar quando um desvio estiver prestes a ocorrer, ou então quando já tiver ocorrido.
Dentre os desvios de jornada que podemos gerenciar através do TMS temos:
Tempo mínimo de Interstício não cumprido (11 horas)
Tempo mínimo de Refeição não cumprido (1 hora)
Direção contínua maior que 5h30
Excesso de Jornada
Para a criação desses alertas é possível seguir o passo-a-passo descrito na tela de Painel Alerta. Abaixo deixaremos as parametrizações que devem ser utilizadas para a geração desses alertas.
Tempo mínimo de Interstício não cumprido (11 horas)
O alerta de quebra do tempo de interstício pode ser feito utilizando o padrão de 11h, ou então selecionando outro valor para o parâmetro, conforme valor definido na operação.
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Tempo mínimo de Refeição não cumprido (1 hora)
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Direção contínua maior que 5h30
O alerta de Direção Contínua recomendamos que seja parametrizado com um valor um pouco abaixo de 5h30, para que seja possível atuar antes que o tempo de direção seja excedido.
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Excesso de Jornada
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Caso em sua operação não tenha uma torre de controle para gerenciamento dos alertas gerados em Tempo Real, recomendamos que seja inserida a Baixa automatica dos alertas, para que dessa forma os alertas gerados não sejam acumulados na tela de Monitoramento Frota. Porém, ainda assim será possível utilizá-los nos Dashboards e Relatórios.
Para os alertas de Jornada Excedida e Direção Contínua, deve-se utilizar a opção da Ação "Baixar Alerta quando Evento for Finalizado". Já para os alertas de Refeição não cumprida e Tempo Mínimo de Interstício não Cumprido, deve-se utilizar a ação automática do tipo "Representa Solução".
Etapa 2 - Acompanhamento | Gestão do dia-a-dia
O acompanhamento dos desvios deve ser feito em três momentos:
.1Dia Atual - através dos alertas gerados e também através do Painel de Jornada Online, onde é possível acompanhar em tempo real o andamento da Jornada dos motoristas.
.2Dia seguinte - através do controle de ponto dos motoristas, realizando a auditoria dos apontamentos e tratativa das inconsistências, banco de horas, registros de ausências e etc.
.3Mensalmente - através do fechamento do ponto dos motoristas, quitações de banco de horas, extração do consolidado da jornada para pagamentos e através de monitoramento dos Dashboard gerenciais para identificar os desvios do mês e estabelecer planos de ação para atingimento das metas definidas.
Dia Atual
Para evitar que os desvios ocorram, é possível realizar ações preventivas, através do acompanhamento dos alertas configurados e também através do Painel de Jornada Online.
Painel de Jornada Online
O Painel de Jornada Online permite que seja feito o acompanhamento da jornada dos motoristas em tempo real, visualizando o Status dos Motoristas (Jornada ou Interstício), e também em qual etapa da Jornada o motorista se encontra (Direção, Descanso, Refeição). É possível também, ter uma gestão a vista das exceções, como por exemplo, os motoristas que estão com Jornada Excedida e aqueles que possuem as Horas Extras excedidas.
Para acessar o seu Painel de Jornada Online, selecione o menu lateral Dashboard e em seguida clique sobre "Painel de Jornada Online".
Caso seja a primeira vez utilizando o Painel, é possível ajustar as seguintes parametrizações:
Frequência de atualização: Tempo pré definido para atualização automática do Painel
Limite máximo de hora extra: Tempo máximo de horas extras que os motoristas podem realizar. Exemplo: Se o motorista pode realizar até 4h extras no dia, e seu turno é de 8h, após 12h de Horas Trabalhadas a linha referente àquele motorista ficará vermelha, indicando que o limite de horas extras foi ultrapassado.
Tempo de Interstício: Parâmetro relacionado ao tempo de Interstício (Pernoite/Interjornada) utilizado na frota. Quando o motorista finalizar a sua jornada, esse valor será somado à Data/Hora de Fim da jornada para obter o horário do possível inicio da próxima jornada do motorista.
Tolerância de Atraso na Posição: Parâmetro utilizado para sinalizar, visualmente, quando um veículo estiver com a posição atrasada. Exemplo: Se o parâmetro for 30 minutos, será exibido o símbolo próximo à data de posição do veículo quando a diferença entre a última posição e a data atual for maior que 30 minutos, indicando que a última posição do veículo foi há 30 minutos.
Após definido esses parâmetros, é necessário clicar em Salvar, para que as alterações sejam aplicadas.
O Painel terá a seguinte visualização, onde cada um quadrados coloridos representam um filtro/status do Motorista. Ao clicar sobre o filtro desejado, o painel exibirá apenas os motoristas que atendem àquela condição.
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No painel exibido acima, podemos verificar que existem motoristas que estão com Horas Extras Excedidas, mostrados em vermelho (Horas Trabalhadas > 12h) e também motoristas com Jornada Excedida, mostrados em laranja (Hora Trabalhada > 8h).
As colunas do Painel podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de visualização e também podem ser redimensionadas e trocadas de posição. A seguir será detalhado o que cada uma das colunas exibe:
Nome da Coluna
Informação
Possui possibilidade de Ordenação?
Status
Mostrará se o motorista em Jornada ou com a Jornada encerrada - Interstício
Tempo total desde o início da Jornada ou desde o início do Interstício. Ao clicar sobre o Tempo no Status é possível abrir a Régua de Jornada, para visualizar o andamento da Jornada atual do Motorista. Coluna será detalhada abaixo.
Tempo de trabalho efetivo do motorista. Dado por Tempo Total no Status - Total de Refeição realizado - Tempo total de descanso (Se parametrizado para tal na Configuração de Apuração)
Evento que o motorista se encontra no momento, podendo variar entre Refeição, Espera, Descanso e Direção. Caso o motorista envie uma informação que faça com que ele finalize algum dos eventos mencionados anteriormente e não inicie nenhum outro, o campo Evento Atual ficará em branco.
Quantidade de Inconsistências existentes no controle de Ponto do motorista. Coluna com link para o Controle Ponto do motorista, ao clicar sobre a quantidade de inconsistência, será aberta a página do Controle de Ponto para o motorista selecionado
Será exibido a data de Previsão de Inicio da próxima jornada do Motorista. Calculada utilizando a Data/Hora do apontamento de FIM DE JORNADA do Motorista + o Parâmetro de Tempo de Interstício definido nas Configurações do componente
Exibirá o número da Viagem associada ao motorista, caso ele possua alguma viagem vinculada. Funcionalidade de Viagem está vinculada ao Módulo Logístico.
A Coluna Tempo no Status é uma coluna que possui link para a Régua de Jornada. Ao clicar sobre o valor do Tempo no status do motorista será aberto um Modal que irá mostrar o andamento da jornada do motorista.
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Na Régua acima, podemos ver o Tempo total da jornada do motorista e como esse tempo de jornada está composto. Cada linha indica um evento diferente, entre eles: Direção, Refeição, Descanso e Espera (caso ainda seja utilizado pela frota). Além disso, na parte superior é possível verificar também o total de cada um dos eventos até o tempo atual e também o tempo de Interstício desde a última jornada.
Os espaços em branco indicam períodos em que o motorista finalizou um dos eventos de Jornada e não iniciou nenhum outro, podendo indicar, por exemplo, períodos de ociosidade.
Agora que você já conhece todas as funcionalidades do Painel de Jornada Online, é possível utilizá-lo para realizar o acompanhamento diário da sua frota.
Através da coluna "Horas Trabalhadas" e "Horas Normais Disponíveis", utilizando a funcionalidade de ordenação, é possível verificar quais motoristas já estão próximos de exceder o limite de Jornada ou então o limite de Horas Extras.
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Utilizando a coluna de "Evento Atual" é possível também identificar casos que possam indicar ociosidade, como por exemplo, quando o motorista não está em nenhum evento mapeado de Jornada. Quando utilizando a jornada através do Aplicativo do Tablet (Tempo de Direção), isso ocorre quando o motorista para o veículo e não informa no Tablet os eventos de Refeição, Pausa ou Espera.
Com a coluna "Previsão de Inicio de Jornada", filtrando o Status Interstício, é possível também realizar a programação dos motoristas, verificando aqueles que possuem data de Previsão de Início de Jornada mais próximo.
Monitoramento de Desvios em Tempo Real
O uso da tela de Monitoramento Frota para acompanhamento dos alertas é indicado para casos em que existe uma célula de Monitoramento (Torre), com pessoas dedicadas na tratativa dos alertas gerados
Pré-requisitos: Para que seja possível utilizar a tela de monitoramento Frota, é necessário que sejam feitas as configurações dos alertas conforme descrito no Item 7.
Caso tenha uma célula de Monitoramento, é possível também utilizar os alertas de Desvios configurados, para uma atuação em tempo real.
Os alertas configurados anteriormente serão gerados na tela de Frota, que pode ser acessada através do Menu Lateral CCO > Frota.
Por padrão a tela exibe os card de "Veículo" e "Motorista". O card de Veículo é utilizado para acompanhar alertas do tipo "Veículo", mais comumente usados no Módulo de Logistica, porém pode ser usado também para visualizar algumas informações do veículo como última posição, se está posicionando em satelital, gps ou memória, entre outras informações.
Os alertas de Jornada serão exibidos sempre no card "Motorista".
Caso deseje ocultar o card Veículo para que o Card de Motorista ocupe a tela toda, basta clicar no ícone no canto superior direito, acima do card Veículo, e desabilitar a opção "Painel Veículo".
A tela de Frota possui um comportamento de Gestão por Exceção, ou seja, quando a tela abrir, serão exibidos apenas os motoristas que possuem algum tipo de Alerta. Caso não haja nenhum alerta a tela será exibida em branco.
Assim que um novo alerta for gerado, será exibida a linha com o nome do motorista, sendo que a cor da linha será de acordo com a Severidade do alerta, definido durante a criação do mesmo em Painel Alerta.
Recomenda-se que o time de monitoramento tenha essa tela aberta durante todo o período e conforme os alertas forem sendo gerados, que seja feita a análise desse desvio e se necessário, seja feito o contato junto ao motorista para atuar sobre o ocorrido.
O Painel permite que sejam escolhidas as colunas a serem visualizadas. Para selecionar, basta clicar no menu laranja mostrado abaixo. Dentre elas estão disponíveis:
Alerta: Quantidade de alertas gerados para o motorista e sem nenhum tipo de tratativa.
Placa: Placa que o motorista estava dirigindo no momento da geração do alerta.
Severidade: Severidade do alerta, definido durante a criação.
Último Alerta: Nome do alerta mais recente gerado e sem tratativa.
Viagem: Viagem associada ao motorista (funcionalidade do Módulo Logístico).
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Ao ser gerado um novo alerta, será mostrado no topo da listagem o novo alerta. O operador poderá então clicar sobre o motorista para abrir a aba lateral de informações e realizar as análises necessárias com relação ao alerta.
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Clicando sobre o botão de Informação ao lado do horário do alerta, é possível abrir o Modal de Informações e verificar a data de inicio e fim do evento relacionado àquele alerta. Caso o campo de "Data Fim" esteja em branco, significa que aquele evento segue em andamento.
Casos como esses podem ser identificados em alertas como Direção contínua ou Excesso de Jornada, uma vez que o alerta pode ser gerado enquanto em andamento, e no momento da validação do mesmo, pode estar em andamento ainda.
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Após verificar as informações do alerta, e se necessário, contatar o motorista, o operador poderá realizar a tratativa dos alertas, utilizando as Ações que devem ser criadas na tela de Ação. Poderão ser criadas ações com nomes específicos, que mostrem o tipo de tratativa que foi dado, como por exemplo "Alerta finalizado", "Contato realizado", entre outros.
Caso o alerta seja baixado com uma ação que esteja marcada em seu cadastro com "Representa Solução", porém o evento ainda está em andamento, como por exemplo, Direção Contínua, se o alerta for tratado e o motorista ainda não realizou sua parada, o alerta voltará para a tela após a tratativa, uma vez que o motorista continua em estado de alerta.
Para a tratativa do alerta existem 2 opções, é possível lançar um alerta na tela de Detalhes do Alerta, clicando em "Adicionar Ação" e em seguida, no modal aberto, selecionando a ação que deseja utilizar. Ao finalizar, deve-se clicar em Salvar.
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Outra opção disponível para tratamento dos alertas, é clicando com o botão direito do mouse e selecionando o alerta a ser tratado e a ação desejada:
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Dia Seguinte
Recomendamos que a análise da jornada dos motoristas seja feita diariamente, a fim de verificar os desvios e também tratar as inconsistências que tenham sido geradas no dia anterior.
Dashboard
No caso dos desvios de jornada citados anteriormente, é possível realizar o controle através do uso de Dashboards, configurados de acordo com as necessidades e particularidades da operação, verificando-se diariamente os principais desvios, em quais motoristas estão concentrados, entre outras visões, viabilizando a identificação das causas raízes e o estabelecimento de planos de ação, além do acompanhamento da efetividade do plano através do próprio Dashboard (por exemplo, evolução da quantidade de desvios ao longo do tempo).
Rankings de Alerta dos últimos 7 dias
Com um Painel de acompanhamento como o mostrado acima, conseguimos verificar como está a evolução dos alertas e também identificar quem são os motoristas que mais geram os alertas.
Para construir um Painel de Gestão como o mostrado acima, é possível seguir o passo-a-passo descrito no tutorial de Dashboard e utilizar os seguintes componentes:
Evolução de Alertas: Código 46 - Alertas Evolução Últimos Meses
Ranking de Alertas: Código 64- Ranking Alertas por Motorista, Veículo ou Transportador
Esse componente deverá ser criado para cada alerta que deseja controlar e então utilizar as seguintes configurações:
Ordenação: Crescente ou Decrescente, a depender de como deseja visualizar o ranking.
Dias: quantidade de dias que deseja visualizar a quantidade de alertas
Visão do Componente: Motorista
Alerta: Selecionar o alerta que deseja exibir no componente, caso não selecione nenhum, serão exibidos todos os alertas na forma de barra sobreposta
Tratados: Caso deseje exibir apenas os alertas que tiveram algum tipo de tratativa, selecione "Tradados", caso o contrário, deixe como "-Selecione", que irá exibir todos os alertas, independente se houve ou não tratativa.
Top: Quantidade de motoristas que deseja exibir no ranking
Esse dashboard também poderá ser criado com a visão "Mensal" ou "Diária", caso deseje ter um ranking de alertas gerados por motoristas no Mês atual, ou então caso deseje visualizar os alertas gerados para o motorista no Dia Atual ou Dia Anterior.
Mensalmente
Para um acompanhamento mensal dos desvios, é possível utilizar o dashboard mostrado acima, porém com a Visão "Mês atual".
É possível também acompanhar a evolução do total de horas Extras, Noturnas, Horas de Refeição, entre outros, através do Dashboard para avaliar se os planos de ação traçados estão sendo efetivos.
Dashboard
O Painel de Gestão abaixo ajudará no controle da quantidade total de Horas Extras e Horas Noturnas mês a mês, e também na visualização dos motoristas que mais realizam horas extras e horas noturnas.
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Os componentes de Evolução permitem também a adição de metas mensais da quantidade de Horas, para avaliar se a frota está acima da meta definida.
Para a criação desse painel, foram utilizados os seguintes componentes:
Evolução mensal de Horas (Extras e Noturnas): Código 41 - Total de Horas Acumuladas por Evento Ponto
Esse componente deverá ser criado para cada tipo de informação que deseja controlar e então utilizar as seguintes configurações:
Meses para Comparação: Quantidade de Meses que deseja visualizar na comparação, caso deseje o Ano completo, selecionar "Ano Atual" ao final do Componente.
Evento Ponto: Informação que deseja visualizar, como Hora Extra Total, Hora Extra 1ª Fase, 2ª Fase, Adicional Noturno, Horas de Direção, etc.
Linha de Metas: Caso deseje exibir a linha de metas, ao final do componente habilitar a opção "Linha de Metas" e preencher os respectivos valores para os meses desejados.
Ranking de Horas: Código 60 - Ranking por Pessoa - Total de Horas Acumuladas ou Média por Evento Ponto
Esse componente deverá ser criado para cada tipo de informação que deseja controlar e então utilizar as seguintes configurações:
Ordem: Crescente ou Decrescente, a depender de como deseja visualizar o ranking.
Dias:
Top: Quantidade de motoristas que deseja exibir no ranking