Controle de Jornada

Pushpin Módulos: Jornada
Old Key Palavras-chave:
FOCO: Motorista

Neste guia, detalha-se uma sugestão de roteiro de gerenciamento do dia a dia combinado ao uso da ferramenta de Torre de Controle com foco no Controle da Jornada dos motoristas, desde a visualização em tempo real, até o fechamento da jornada e banco de horas no final do mês.

O modelo de gestão a seguir sugerido baseia-se no gerenciamento do dia a dia da operação conforme fluxograma detalhado acima. Tal modelo poderá não ser aplicada em sua totalidade, devendo ser ajustado/adaptado de acordo com o cenário de cada operação. Para as etapas que vierem a ser estabelecidas, os detalhes de sua operacionalização são apresentados logo após o fluxograma.

Para eventuais dúvidas sobre este material, sinta-se à vontade em consultar seu consultor Pós Vendas ou a equipe de suporte através do contato  suporte.tms@michelinconnectedfleet.com 


Etapa 1 - Preparação | Configurando o Módulo de Jornada



1. Criação do Turno

O  Turno  deverá ser criado para que o sistema entenda qual a carga horária diária e semanal dos motoristas. O cadastro de turno é baseado em entradas e saídas, porém, isso não será considerado para avaliar a jornada dos motoristas, uma vez que eles não realizam uma jornada com horários fixos.
Para dias que não há turno, a linha deverá ser deixada vazia.
Para os dias com turno, inserir as entradas e saídas de modo que o total de horas seja igual ao total de horas diárias dos motoristas.

2. Criação da Configuração de Apuração

A Configuração de Apuração será responsável pelas regras relacionadas à Horas Extras, Folgas, Adicional Noturno e Banco de Horas.
A sequência a ser seguida na configuração de apuração está descrita abaixo:
    .1Criar a Apuração com uma descrição
    .2No card "Evento Ponto" realizar a correlação entre os Eventos Pontos e Evento de Rastreador
    .3Definir no evento ponto, o que será descontado da Jornada total (por padrão, Refeição já é descontado da Jornada Total).
    .4Clicar em "Salvar"
    .5No card "Horas Extras", definir acima de quantas horas será gerado hora extra, e também se a hora extra será calculada utilizando as Horas Trabalhadas (Jornada - Refeição - (Evento Ponto selecionado para Subtrair de Horas trabalhadas) ou se utilizando algum Evento ponto com "Direção".
    .6Definir as porcentagens de Hora Extra 1ª e 2ª Fase
    .aHora Extra 1ª Fase: Duas primeiras horas de hora extra.
    .bHora Extra 2ª Fase: Horas extras após as duas primeiras.
    .7No card "Adicional Noturno", definir o intervalo e porcentagem.
Todas as informações de como configurar estão detalhadas na página  Configuração de Apuração 


2.1 Controle Automático de Folga

Caso deseje ter um controle automático de Folga, existem hoje 2 opções de controle no Card "Folga Semanal".

    .1Folga conforme cadastro de turno fixo - Se ativo, levará em consideração os dias que não possuem turno configurado. Se o motorista não trabalhar nesse dia será mostrado "Check Mark Button Folga Cumprida", caso o motorista tenha apontamentos nesse dia sem turno, será mostrado " Cross Mark Folga não Cumprida".Através dos  Motivo Ajuste , durante o tratamento dos apontamentos, será possível Remover as Folgas, caso aquele dia não seja um dia de folga de fato, ou então incluir uma folga Manualmente.
    .2Dia com maior tempo de inatividade desde o fim da última jornada - Se ativo, irá verificar a semana fixa, parametrizada no card "Geral", e irá buscar pelo dia que houve maior tempo de inatividade entre duas jornadas. Em sendo identificada mais de um dia sem apontamento, será levado em consideração o dia com maior tempo de Inatividade, marcando então esse dia com "Check Mark Button Folga Cumprida".

É também possível parametrizar se deseja Calcular Hora extra por folga não cumprida, podendo selecionar sobre qual valor será calculado a Hora Extra (Hora Trabalhadas, Jornada, etc), e também parametrizar qual a porcentagem aplicada.


2.2 Banco de Horas

Se desejar ter um controle de Banco de Horas, é possível ativar esse controle através do Card "Banco de Horas", e parametrizá-lo para computar as horas de acordo com o previsto em sua empresa.

Tipo de Cálculo:
SIMPLES: Calculo fará a conversão de Horas de 1 para 1. Caso seja feito 1h de Hora Extra, será transformado em 1h de Banco,
AJUSTADO: Calculo fará a conversão de Horas utilizando o fator de conversão definido no card "Hora Extra".

Exemplo:
Hora Extra 1ª Fase = 50%
Hora Extra 2ª Fase = 100%

Hora Extra Total = 3h > 1ª Fase = 2h
> 2ª Fase = 1h

Banco de Horas = 2h*(1,5)+1h*(2) = 5h

Considerar 2ª Fase como Banco de Horas: Por padrão, quando o Banco de Horas é ativado, será considerado sempre a 1ª Fase de Hora Extra para contabilizar para o Banco de Horas. Caso deseje que toda Hora Extra seja convertida para Banco, essa opção deve ser marcada.

Considerar Horas Faltantes: Marcar essa opção caso deseje que as Horas Faltantes do motorista subtraia do Acumulado de Banco de Horas.

Exemplo de Configuração de Apuração Padrão, seguindo a Lei 13.103

3. Alocação dos Motoristas no Turno e Apuração

Para que seja possível controlar a jornada dos Motoristas, é necessário uma configuração inicial.
Todo novo motorista contratado na Frota deverá ser cadastrado através do Sasgc, após o cadastro o motorista irá integrar automaticamente ao TMS. Quando o processo acontecer, o motorista terá o tipo de registro "Fornecedor".
Para o controle de Jornada é necessário alterar o tipo para "Funcionário" e selecionar o  Turno  que o motorista estará e a  Configuração de Apuração .

Esse processo é feito através da tela de  Pessoa Simplificada :
    .1Pesquisar o nome do motorista, ou então, filtrar por Tipo de Registro "Fornecedor"
    .2Após carregar os motoristas, na coluna "Tipo de Registro", alterar para "Funcionário"
    .3Nas colunas Turno e Configuração de Apuração, selecionar respectivamente o Turno e Apuração criados nas etapas anteriores.
    .4Caso o processo precise ser repetido para outros motoristas, é possível utilizar a opção de Replicar Clockwise Vertical Arrows ao lado do título das colunas
    .5Clicar em Salvar


4. Criação dos Dias Não Úteis

Os dias não úteis (feriados) são criados para que o sistema possa identificar esses dias e então aplicar a porcentagem de Hora Extra caso o motorista trabalhe nesses dias.
No cadastro existem 2 tipos, sendo eles:
    .1Fixo: Feriados que possuem a mesma data todos os anos. Exemplo: Natal, Ano novo, Tiradentes.
    .2Muda todo ano: Feriados que anualmente caem em datas diferentes. Exemplo: Páscoa, Sexta-Feira Santa, Carnaval.
Caso tenha outras  Filiais  cadastradas no sistema, o dia não útil deverá ser associado às respectivas filiais (feriados municipais, estaduais). Além disso, os motoristas deverão estar alocados à essas Filiais (processo feito através da tela de  Pessoa Simplificada .

5. Criação de Tipo de Ausência

Os  Tipos de Ausência  são utilizados para identificar ausências dos motoristas e com isso evitar que inconsistências sejam geradas quando o motorista não trabalhar em dias com Turno.
As ausências podem ser criadas com os nomes desejados. Alguns exemplos de Ausências comumente utilizados:
  • Férias
  • Atestado
  • Licença
  • Afastamento

6. Criação dos Motivos Ajustes

O  Motivo Ajuste  é utilizado para realizar as tratativas nos apontamentos dos motoristas no  Controle Ponto .
Assim como os Tipos de Ausência, podem ser criados com o nome que mais identificar ser adequado.
O motivo ajuste é obrigatório para a tratativa do apontamento do motorista, e a "Descrição" usada no cadastro do Motivo Ajuste, será exibido no Espelho de Ponto do Motorista na coluna "Observações", sendo assim, aconselhamos que sejam escolhidos nomes para os Motivos Ajustes que representem o motivo pelo qual o apontamento do motorista foi tratado
Exemplo de Motivos Ajustes comumente utilizados:
  • Reprocessamento de Jornada
  • Apontamento incorreto

Por padrão, no sistema já existem 6 Motivos ajustes, sendo eles:
  • Editar Quitação de Banco de Horas (sistema)
  • Quitação de Banco de Horas Durante Fechamento (sistema)
  • Registrar compensação de Banco de Horas (sistema)
  • Remover compensação de Banco de Horas (sistema)
  • Registrar Folga (sistema)
  • Remover Folga (sistema)
Sendo que os 4 primeiros estão associados ao Banco de Horas, e os 2 últimos associados à lançamentos de folga ou remoção de folga cadastrada.



Etapa 2 - Acompanhamento | Gestão do dia-a-dia

O acompanhamento dos desvios deve ser feito em três momentos:
    .1Dia Atual - através dos alertas gerados e também através do Painel de Jornada Online, onde é possível acompanhar em tempo real o andamento da Jornada dos motoristas.
    .2Dia seguinte - através do controle de ponto dos motoristas, realizando a auditoria dos apontamentos e tratativa das inconsistências, banco de horas, registros de ausências e etc.
    .3Mensalmente - através do fechamento do ponto dos motoristas, quitações de banco de horas, extração do consolidado da jornada para pagamentos e através de monitoramento dos Dashboard gerenciais para identificar os desvios do mês e estabelecer planos de ação para atingimento das metas definidas.

2.1. Dia Atual

Para evitar que os desvios ocorram, é possível realizar ações preventivas, através do acompanhamento dos alertas configurados e também através do Painel de Jornada Online.

Painel de Jornada Online

O Painel de Jornada Online permite que seja feito o acompanhamento da jornada dos motoristas em tempo real, visualizando o Status dos Motoristas (Jornada ou Interstício), e também em qual etapa da Jornada o motorista se encontra (Direção, Descanso, Refeição). É possível também, ter uma gestão a vista das exceções, como por exemplo, os motoristas que estão com Jornada Excedida e aqueles que possuem as Horas Extras excedidas.

Para acessar o seu Painel de Jornada Online, selecione o menu lateral Dashboard e em seguida clique sobre "Painel de Jornada Online".
Caso seja a primeira vez utilizando o Painel, é possível ajustar as seguintes parametrizações:
  • Frequência de atualização: Tempo pré definido para atualização automática do Painel
  • Limite máximo de hora extra: Tempo máximo de horas extras que os motoristas podem realizar. Exemplo: Se o motorista pode realizar até 4h extras no dia, e seu turno é de 8h, após 12h de Horas Trabalhadas a linha referente àquele motorista ficará vermelha, indicando que o limite de horas extras foi ultrapassado.
  • Tempo de Interstício: Parâmetro relacionado ao tempo de Interstício (Pernoite/Interjornada) utilizado na frota. Quando o motorista finalizar a sua jornada, esse valor será somado à Data/Hora de Fim da jornada para obter o horário do possível inicio da próxima jornada do motorista.
  • Tolerância de Atraso na Posição: Parâmetro utilizado para sinalizar, visualmente, quando um veículo estiver com a posição atrasada. Exemplo: Se o parâmetro for 30 minutos, será exibido o símbolo Warning próximo à data de posição do veículo quando a diferença entre a última posição e a data atual for maior que 30 minutos, indicando que a última posição do veículo foi há 30 minutos.
Após definido esses parâmetros, é necessário clicar em Salvar, para que as alterações sejam aplicadas.

O Painel terá a seguinte visualização, onde cada um quadrados coloridos representam um filtro/status do Motorista. Ao clicar sobre o filtro desejado, o painel exibirá apenas os motoristas que atendem àquela condição.

No painel exibido acima, podemos verificar que existem motoristas que estão com Horas Extras Excedidas, mostrados em vermelho (Horas Trabalhadas > 12h) e também motoristas com Jornada Excedida, mostrados em laranja (Hora Trabalhada > 8h).

As colunas do Painel podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de visualização e também podem ser redimensionadas e trocadas de posição. A seguir será detalhado o que cada uma das colunas exibe:
Nome da Coluna
Informação
Possui possibilidade de Ordenação?
Status
Mostrará se o motorista em Jornada ou com a Jornada encerrada - Interstício
Motorista
Nome do Motorista
Placa atual
Placa que o motorista está utilizando para realizar a jornada
Localização
Local que o motorista se encontra, baseado em informações do último pacote de posição enviada pelo veículo
Data/Hora Inicio do Status
Data e hora de início da Jornada do motorista
Tempo no Status
Tempo total desde o início da Jornada ou desde o início do Interstício. Ao clicar sobre o Tempo no Status é possível abrir a Régua de Jornada, para visualizar o andamento da Jornada atual do Motorista. Coluna será detalhada abaixo.
Horas Trabalhadas
Tempo de trabalho efetivo do motorista. Dado por Tempo Total no Status - Total de Refeição realizado - Tempo total de descanso (Se parametrizado para tal na  Configuração de Apuração )
Horas Normais Disponíveis
Tempo que o motorista ainda possui disponível de trabalho. Dado pelo tempo total de Turno - Horas Trabalhadas
Evento Atual
Evento que o motorista se encontra no momento, podendo variar entre Refeição, Espera, Descanso e Direção. Caso o motorista envie uma informação que faça com que ele finalize algum dos eventos mencionados anteriormente e não inicie nenhum outro, o campo Evento Atual ficará em branco.
Tempo Evento Atual até o momento
Tempo total decorrido desde o início do último Evento. Se o motorista não estiver em nenhum evento, será mostrado 0.
Inconsistências
Quantidade de Inconsistências existentes no controle de Ponto do motorista. Coluna com link para o  Controle Ponto  do motorista, ao clicar sobre a quantidade de inconsistência, será aberta a página do Controle de Ponto para o motorista selecionado
Previsão Inicio de Jornada
Será exibido a data de Previsão de Inicio da próxima jornada do Motorista. Calculada utilizando a Data/Hora do apontamento de FIM DE JORNADA do Motorista + o Parâmetro de Tempo de Interstício definido nas Configurações do componente
Viagem
Exibirá o número da Viagem associada ao motorista, caso ele possua alguma viagem vinculada. Funcionalidade de Viagem está vinculada ao Módulo Logístico.
Alertas
Quantidade de Alertas de Jornada para o motorista específico.
Warning Funcionalidade de Alertas de Jornada vinculada ao Painel de Jornada online ainda não está disponível para uso.

A Coluna Tempo no Status é uma coluna que possui link para a Régua de Jornada. Ao clicar sobre o valor do Tempo no status do motorista será aberto um Modal que irá mostrar o andamento da jornada do motorista.
Na Régua acima, podemos ver o Tempo total da jornada do motorista e como esse tempo de jornada está composto. Cada linha indica um evento diferente, entre eles: Direção, Refeição, Descanso e Espera (caso ainda seja utilizado pela frota). Além disso, na parte superior é possível verificar também o total de cada um dos eventos até o tempo atual e também o tempo de Interstício desde a última jornada.
Os espaços em branco indicam períodos em que o motorista finalizou um dos eventos de Jornada e não iniciou nenhum outro, podendo indicar, por exemplo, períodos de ociosidade.

Agora que você já conhece todas as funcionalidades do Painel de Jornada Online, é possível utilizá-lo para realizar o acompanhamento diário da sua frota.

Através da coluna "Horas Trabalhadas" e "Horas Normais Disponíveis", utilizando a funcionalidade de ordenação, é possível verificar quais motoristas já estão próximos de exceder o limite de Jornada ou então o limite de Horas Extras.

Utilizando a coluna de "Evento Atual" é possível também identificar casos que possam indicar ociosidade, como por exemplo, quando o motorista não está em nenhum evento mapeado de Jornada. Quando utilizando a jornada através do Aplicativo do Tablet (Tempo de Direção), isso ocorre quando o motorista para o veículo e não informa no Tablet os eventos de Refeição, Pausa ou Espera.

Com a coluna "Previsão de Inicio de Jornada", filtrando o Status Interstício, é possível também realizar a programação dos motoristas, verificando aqueles que possuem data de Previsão de Início de Jornada mais próximo.



2.2. Dia Seguinte

Recomendamos que a análise da jornada dos motoristas seja feita diariamente, a fim de verificar os desvios e também tratar as inconsistências que tenham sido geradas no dia anterior.

Controle Ponto

Como detalhado anteriormente, o controle ponto pode ser utilizado para realizar as tratativas referentes à jornada dos motoristas como: programação de folgas, registros de ausência, controle de banco de horas e também tratativas pontuais, em caso de erros de apontamentos. Além disso será através da tela de Controle Ponto que poderá extrair os Espelhos de Ponto e consolidados de Jornada, utilizados nas análises mensais.

Para acessar o Controle de Ponto, selecione no Menu lateral a opção Módulo e clique sobre a opção Controle Ponto. Ao carregar, a tela irá mostrar um card inicial com filtros e abaixo a listagem dos motoristas da sua frota.

Para que o motorista apareça na listagem do controle ponto é necessário realizar a sua alocação no turno e apuração, e passa-lo de Fornecedor para Funcionário, através da tela de  Pessoa Simplificada . O procedimento mencionado está descrito na tela citada.

Os filtros disponíveis são:
  • Funcionário: Utilizado para filtrar o nome de um ou mais motoristas específicos.
  • Filial: Utilizado para filtrar os motoristas através da filial no qual está alocado. A alocação dos motoristas em suas respectivas filiais deve ser feito através da tela de  Pessoa Simplificada .
  • Cargo: Utilizado para filtrar através do cargo, caso tenha a separação dos motoristas feitas por cargo, como Motoristas, Ajudante, etc. O cadastro do cargo é feito através da tela de Cargo, e a alocação do motorista no seu respectivo cargo é feito através da tela de  Pessoa Simplificada .
  • Departamento: Descontinuado.
  • Tipo Operação: Caso deseje separar os seus motoristas em Operação, poderá criar as operações em  Tipo Operação  e posteriormente aloca-los nas respectivas operações através da tela de  Pessoa Simplificada .
  • Turno: Utilizado para filtrar os motoristas através do turno, caso utilize diferentes turnos em sua frota. Os turnos são cadastrados na tela de  Turno  e o motorista é alocado em seu respectivo turno através da tela de  Pessoa Simplificada .
  • Configuração de apuração: Utilizado para filtrar os motoristas através da Configuração de apuração, caso utilize diferentes apurações em sua frota. As apurações são cadastradas na tela de  Configuração de Apuração  e o motorista é alocado em sua respectiva configuração através da tela de  Pessoa Simplificada .
  • Saldo Banco de Horas: Filtro será disponibilizado caso seja ativada a opção de Banco de Horas na  Configuração de Apuração .
  • Período Apuração: O período de apuração mostrado será por padrão o Dia Atual - 30 dias. Caso deseje visualizar a jornada dos motoristas em um período diferente, é possível alterar o período de apuração desejado.

Abaixo do Card de Filtros será mostrada a listagem dos motoristas:
Serão exibidas as seguintes colunas:
  • Inconsistência: Quantidade de inconsistências para aquele respectivo motorista no período de apuração definido no card de Filtros. Através dessa coluna é possível filtrar por motoristas que possuem inconsistência, ou filtrar apenas motoristas que não possuem nenhuma inconsistência.
  • Filial: Filial na qual o motorista está alocado.
  • Nome: Nome do motorista.
  • Cargo: Nome do cargo definido para aquele motorista.
  • CPF: Número do CPF do motorista. Caso o motorista tenha sido cadastrado com outro documento, como RG ou CNH esse campo ficará em branco. Caso deseje que seja exibido o CPF é possível adicioná-lo através do cadastro do motorista na tela de  Pessoa .
  • Departamento: Descontinuado
  • Turno: Turno no qual o motorista está alocado.
  • Configuração de Apuração: Apuração no qual o motorista está alocado.
  • Saldo de Banco de horas: Saldo de Banco de horas do Motorista. O saldo será calculado até a data "Data até" do filtro de Apuração. Caso seja alterada a "Data até" o Saldo será recalculado, mostrando a quantidade de Banco de Horas acumulada que o motorista tinha naquele dia específico. (Mostrada apenas caso a funcionalidade de Banco de Horas esteja ativa na Configuração de Apuração.)
  • Data do Último fechamento: Data que foi realizado o último fechamento de jornada. (Mostrada apenas caso a funcionalidade de Banco de Horas esteja ativa na Configuração de Apuração.)

Ao clicar sobre um motorista específico, será possível visualizar detalhadamente as jornadas realizadas no período de apuração definido e também realizar tratativas nos apontamentos. Para mais informações sobre tratativa dos pontos e funcionamento geral da tela, recomendamos que acesse o tutorial detalhado da tela em  Controle Ponto .


Registrando ausências

Ajustando os apontamentos





2.3. Mensalmente

Fechamento das Jornadas

Caso deseje realizar o fechamento da jornada dos motoristas é possível utilizar a funcionalidade de "Fechamento de Jornada". Através dessa funcionalidade é possível também realizar quitações de banco de horas.
Após o período de Jornada ser fechado, não será possível realizar alterações no ponto do motorista, a não ser que o usuário tenha permissão para tal.

Para realizar o fechamento das Jornadas, é necessário que as jornadas do período estejam todas consistentes.
Caso esteja realizando o primeiro fechamento, a data de início do período será a definida na Configuração de Apuração - Data Referência para Fechamento de Jornada.
Se não for o primeiro fechamento, a data de início do período será a data do último fechamento.

Caso deseje, é possível realizar o fechamento realizando a quitação total do banco de horas, ou então a quitação parcial. Para a quitação total, basta selecionar a opção "Quitação Total". Na quitação parcial, basta colocar a quantidade de horas que deseja quitar do banco do motorista.

Lembrando que