Frota

Pushpin Módulos: Jornada Logística Prevenção de Acidentes Controle de Custos Conservação da Carga
Gear Etapa: Monitoramento da Operação, Monitoramento da Jornada
Old Key Palavras-chave: Monitoramento em Tempo real, comandos, macros, alertas, exceção
Para acessar a tela de monitoramento, no menu “CCO > Monitoramento”, clicar na opção “Frota”.

Veículo

Funcionamento geral da tela

Assim que carregado, o painel “Veículo” exibe inicialmente uma lista com todos os veículos que apresentam alertas do tipo veículo (parametrizados no  Painel Alerta ). A coluna “Alerta” exibe a quantidade de alertas gerados para o respectivo veículo.
Case deseje visualizar toda a sua frota no painel de veículo, independentemente da geração de alerta ou não, basta clicar sobre o botão “Normal”.
Para visualizar mais detalhes de um determinado veículo, basta clicar sobre ele. No lado direito serão exibidos os detalhes daquele veículo, tais como: Ignição (se está ligada ou desligada), Layout (sequenciamento de macros atualmente embarcado no veículo), Bloqueio (se o veículo está bloqueado ou não).
Outras informações exibidas nessa janela de detalhes são: Última Posição (data e horário da última posição do veículo), Rastreador ID (número do rastreador do veículo), Localização e Cidade.
Clicando no botão “Abrir Mapa”, é possível visualizar no mapa a localização do último posicionamento do veículo.
Para visualizar os veículos que estão próximos à um determinado veículo, clique no primeiro botão com ícone de “Caminhão”, localizado no canto esquerdo do mapa. Para aumentar ou diminuir o raio de visualização dos veículos próximos, clique no modal “Raio”, localizado à direita no mapa.
Observação: Para que os veículos próximos à um determinado veículo apareça, é necessário que ele atenda aos 3 requisitos:
– O veículo tem que estar com status ativo;
– Só serão exibidos veículos com data/hora última posição atualizada em até 1 hora da data/hora atual;
– Só serão exibidos veículos que estão localizados dentro do raio parametrizado pelo usuário em tela;
Para visualizar a rota de um determinado veículo, clique no segundo botão com ícone de “Rota em vermelho”, localizado no canto esquerdo do mapa.
Para visualizar e comparar a rota realizada com a rota desejada de um determinado veículo, clique no terceiro botão com ícone de “Rota em azul”, localizado no canto esquerdo do mapa.
Observação: A rota planejada está vinculada à viagem, ou seja, será exibida a rota que estiver vinculada à viagem que o veículo está realizando no momento. Caso o veículo não possua nenhuma viagem vinculada no momento, a rota planejada que será exibida será a rota da viagem mais recente realizada, desde que essa viagem tenha sido encerrada nas últimas 24h.
A aba “Vincular Viagem” permite vincular manualmente uma Viagem ( Programação Viagem ) à um veículo que não tenha iniciado sua viagem automaticamente.
Ao clicar na opção “Vincular Viagem” será aberto um pop-up com viagens aprovadas para o veículo selecionado. Deve-se então, selecionar a viagem a ser vinculada para ser possível ter os controles de alertas da viagem em questão, e preencher qual foi a Data Inicio Real da viagem. Em seguida, deve-se clicar em Salvar.
A aba “Alertas” lista todos os alertas gerados para o veículo, com suas respectivas datas e horários. Para visualizar mais informações sobre um alerta específico, basta clicar em seu respectivo botão de “Detalhes”.
Na janela de “Detalhes” do alerta é possível também visualizar no mapa as localizações de início e fim do evento que gerou o alerta, clicando sobre o ícone “Abrir Mapa”.
No centro da tela temos o “Histórico Ações”, onde, terá informações das ações realizadas pelo veículo no momento em que estava ligado.
No card de “Comandos Automáticos e Status”, é possível visualizar os comandos e os seus respectivos status, caso este alerta tenha uma ação automática vinculada, e essa ação esteja parametrizada para enviar comandos.
Na aba “Mensagens”, é possível visualizar todas as mensagens enviadas pelo motorista. No campo “Mensagem” é possível escrever uma mensagem para o motorista e depois clicar no botão “Enviar Mensagem”. A mensagem enviada aparecerá na tela do tablet do motorista.
Observação: Para que seja possível habilitar o envio de mensagens é necessário estar configurado o envio de XML RPC, que é realizado no momento da implantação. Caso não esteja habilitado entrar em contato com o  Time TMS .
A aba “Macros” lista todas as macros enviadas no veículo, com suas respectivas datas e horários, e código do layout de macros. É possível também visualizar no mapa o local onde a macro foi enviada, clicando sobre o ícone “Abrir Mapa”.
Ao colocar o cursor sobre o ícone de informações, é possível visualizar as informações que o motorista inseriu dentro da macro.
A aba “Tachofresh” lista todas os eventos enviados no veículo através da integração com o TachoFresh (Espanha), com suas respectivas datas e horários, placa do veículo, motorista e data e hora da integração.
Na tela de frota, ao clicar com o botão direito do mouse sobre algum veículo, tem-se a opção de registrar anotações para um veículo, tratar Alertas manualmente, opção de lançamento de ocorrência, alterar a situação do veículo e também alterar a Operação.
Anotações: Clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Anotações”. Ao clicar nessa opção, será aberto diretamente uma tela para registrar anotações ao veículo selecionado.
Ocorrências: Clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Ocorrências”. Ao clicar nessa opção, será possível registrar uma ocorrência no veículo sem que seja necessário sair da tela de monitoramento. Para isso, basta selecionar o tipo de ocorrência desejada.
Quando o pop-up de Registro de Ocorrências abrir, preencher as informações como o  Tipo de Ocorrência de Viagem  (por exemplo se for uma ocorrência de acidente, então nesta opção você poderá selecionar “Acidente”). Ao selecionar o tipo de ocorrência, os campos que foram selecionados para esse tipo serão exibidos, deve-se então, informar os campos exibidos, como por exemplo, o veículo que será registrado pra essa ocorrência, Numero Frota, Motoristas, Código de Viagem,  Tipo Viagem  Tipo Carga  , Número do B.O, Data de emissão, etc.
Situação: Clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Situação”. Ao selecionar essa opção, será aberto um pop-up no qual será possível selecionar a situação ( Veículo Situação ) na qual o veículo se encontra. Ao finalizar, clicar em salvar.
Operação: Clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Operação”. Ao selecionar essa opção, será aberto um pop-up no qual será possível alocar o veículo na Operação ( Tipo Operação ) desejada, ou retirar o veículo da Operação na qual o veículo se encontra. Para essa funcionalidade será possível alocar uma ou mais operações. Ao finalizar, clicar em salvar.
Caso o usuário deseje selecionar apenas um tipo de painel, pode-se selecionar na engrenagem qual deseja visualizar, sendo eles, o “Painel de Veículo” e o “Painel do Motorista”.
Caso deseje selecionar quais colunas exibir, basta clicar no ícone laranja ao lado da opção do Rastreador. Em seguida abrirá uma pequena tela abaixo, onde, poderá escolher quais colunas deseja exibir nos painéis de monitoramento. Após selecionar as colunas desejadas, selecione o botão Salvar.
Caso o usuário deseje mover a coluna em um ponto específico no Painel Veículo, somente será preciso, pressionar em cima da coluna desejada e arrastar até o ponto desejado e aguardar até que a tela seja carregada.
Em seguida, será possível ver a mudança de posição da coluna na tela frota, como podemos ver na imagem abaixo, arrastamos a Placa Veículo para a primeira posição da coluna, sendo que, antes se encontrava na terceira coluna.
Para enviar comandos manualmente, clique no botão “Menu” localizado na parte direita do card de Veículos.
Ao carregar o “Submenu”, clique na opção de “Comandos”.

Enviando Comandos

A tela de “Enviar Comandos” que será carregada contém os cards: Veículos e Comandos. Nesta tela será possível realizar os seguintes envios de comandos:
  • Um comando para um veículo;
  • Vários comandos para um veículo;
  • Um comando para vários veículos;
  • Vários comandos para vários veículos;
Após realizado as configurações do comando que deseja ser enviado, clique no botão “Enviar Comandos”, localizado no canto inferior direito da tela de “Envio de Comandos”.
Uma mensagem de confirmação irá aparecer e para confirmar o envio de comandos, clique na opção “Confirmar”.
Ao clicar em “Confirmar”, irá aparecer a mensagem “Todos os comandos foram enviados”. Também as opções “Abrir Tela de Relatórios” e “Ok”. Caso queira ser direcionado para a tela de relatórios para visualizar os comandos enviados, clicar em “Abrir Tela de Relatórios”.


Motorista

A tela de monitoramento também possui um quadro chamado “Motorista”, o qual lista todos os motoristas que apresentam alertas do tipo motorista (parametrizados no  Painel Alerta  ). No canto superior direito do quadro “Motorista” há dois botões: Rastreador e Jornada, e eles são responsáveis por quais alertas serão exibidos no painel motorista. A coluna “Alerta” exibe a quantidade de alertas gerados para o respectivo motorista.
Para visualizar mais detalhes de um determinado motorista, basta clicar sobre ele.

No lado direito serão exibidos os detalhes daquele motorista, bem como a lista dos alertas gerados (aba “Alertas”), a lista de mensagens enviadas pelo motorista (aba “Mensagem”) e a lista de macros enviadas pelo motorista (aba “Macros”).
Se o usuário deseja visualizar o painel de monitoramento em modo tela cheia, basta clicar no botão “full screen” localizado no canto superior direito da tela.


Tratamento dos Alertas

O usuário possui três opções para tratar os alertas:
  • Tratar o alerta individualmente direto no painel de monitoramento.
  • Tratar o alerta individualmente por meio da aba “Alertas” na janela de detalhes.
  • Tratar os alertas em lote por tipo de alerta.
Observação: Os alertas são tratados por meio do lançamento de ações, as quais são cadastradas na tela  Ação  e associadas ao respectivo cadastro do alerta (  Painel Alerta )


Tratar o alerta individualmente direto no painel de monitoramento.

Clicar com o botão direito sobre o veículo, selecionar a opção “Alertas”, e após a lista de alertas ser carregada, selecionar o alerta que será tratado e depois clicar no nome da ação que será lançada.

Na tela “Ação (Alerta)” que será carregada, a ação selecionada já aparecerá automaticamente no campo “Ação”. O usuário deverá clicar no botão “Salvar” para lançar a ação.
Em seguida aparecerá uma mensagem informando que o alerta foi solucionado com sucesso.


Tratar o alerta individualmente por meio da aba “Alertas” na janela de detalhes.

Clicar sobre o veículo cujo alerta será tratado. Na aba “Alertas”, clicar no botão  Ação  do alerta que será tratado.
Na tela “Ação (Alerta)” que será carregada, o usuário deverá informar o código da ação no campo “Ação” ou procurar pela mesma por meio do botão “Buscar”. Após selecionar a ação, o usuário deverá clicar no botão “Salvar” para lançar a ação.