Problemas principais: Tempos parados, Eventos não efetivos de trabalho, Horas Extras, Horas noturnas , Tempo ocioso , Veículo rodando sem início de jornada
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Através da Torre de Controle e como base em um modelo de gerenciamento do dia a dia é possível monitorar esses desvios e trabalhar preventivamente para que não ocorram, ou então, ocorrendo, ter visibilidade sobre as ocorrências e suas causas de forma a estabelecer os planos de ação corretivos necessários e controlar a efetividade das providências estabelecidas
Neste guia, detalha-se uma sugestão de roteiro de gerenciamento do dia a dia combinado ao uso da ferramenta de Torre de Controle com foco na solução das principais dores relacionadas à produtividade do motorista.
O modelo de gestão a seguir sugerido baseia-se no gerenciamento do dia a dia da operação conforme fluxograma a seguir detalhado. Tal modelo poderá não ser aplicada em sua totalidade, devendo ser ajustado/adaptado de acordo com o cenário de cada operação. Para as etapas que vierem a ser estabelecidas, os detalhes de sua operacionalização são apresentados logo após o fluxogroma.
Para eventuais dúvidas sobre este material, sinta-se à vontade em consultar seu consultor Pós Vendas ou a equipe de suporte através do contato suporte.tms@michelinconnectedfleet.com
Etapa 1 - Preparação | Configurando o Módulo de Jornada
1. Criação do Turno
O Turno deverá ser criado para que o sistema entenda qual a carga horária diária e semanal dos motoristas. O cadastro de turno é baseado em entradas e saídas, porém, isso não será considerado para avaliar a jornada dos motoristas, uma vez que eles não realizam uma jornada com horários fixos.
Para dias que não há turno, a linha deverá ser deixada vazia.
Para os dias com turno, inserir as entradas e saídas de modo que o total de horas seja igual ao total de horas diárias dos motoristas.
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2. Criação da Configuração de Apuração
A Configuração de Apuração será responsável pelas regras relacionadas à Horas Extras, Folgas, Adicional Noturno e Banco de Horas.
A sequência a ser seguida na configuração de apuração está descrita abaixo:
.1Criar a Apuração com uma descrição
.2No card "Evento Ponto" realizar a correlação entre os Eventos Pontos e Evento de Rastreador
.3Definir no evento ponto, o que será descontado da Jornada total (por padrão, Refeição já é descontado da Jornada Total).
.4Clicar em "Salvar"
.5No card "Horas Extras", definir acima de quantas horas será gerado hora extra, e também se a hora extra será calculada utilizando as Horas Trabalhadas (Jornada - Refeição - (Evento Ponto selecionado para Subtrair de Horas trabalhadas) ou se utilizando algum Evento ponto com "Direção".
.6Definir as porcentagens de Hora Extra 1ª e 2ª Fase
.aHora Extra 1ª Fase: Duas primeiras horas de hora extra.
.bHora Extra 2ª Fase: Horas extras após as duas primeiras.
.7No card "Adicional Noturno", definir o intervalo e porcentagem.
Caso deseje ter um controle automático de Folga, existem hoje 2 opções de controle no Card "Folga Semanal".
.1Folga conforme cadastro de turno fixo - Se ativo, levará em consideração os dias que não possuem turno configurado. Se o motorista não trabalhar nesse dia será mostrado "Folga Cumprida", caso o motorista tenha apontamentos nesse dia sem turno, será mostrado " Folga não Cumprida".Através dos Motivo Ajuste, durante o tratamento dos apontamentos, será possível Remover as Folgas, caso aquele dia não seja um dia de folga de fato, ou então incluir uma folga Manualmente.
.2Dia com maior tempo de inatividade desde o fim da última jornada - Se ativo, irá verificar a semana fixa, parametrizada no card "Geral", e irá buscar pelo dia que houve maior tempo de inatividade entre duas jornadas. Em sendo identificada mais de um dia sem apontamento, será levado em consideração o dia com maior tempo de Inatividade, marcando então esse dia com "Folga Cumprida".
É também possível parametrizar se deseja Calcular Hora extra por folga não cumprida, podendo selecionar sobre qual valor será calculado a Hora Extra (Hora Trabalhadas, Jornada, etc), e também parametrizar qual a porcentagem aplicada.
2.2 Banco de Horas
Se desejar ter um controle de Banco de Horas, é possível ativar esse controle através do Card "Banco de Horas", e parametrizá-lo para computar as horas de acordo com o previsto em sua empresa.
Tipo de Cálculo:
SIMPLES: Calculo fará a conversão de Horas de 1 para 1. Caso seja feito 1h de Hora Extra, será transformado em 1h de Banco,
AJUSTADO: Calculo fará a conversão de Horas utilizando o fator de conversão definido no card "Hora Extra".
Exemplo:
Hora Extra 1ª Fase = 50%
Hora Extra 2ª Fase = 100%
Hora Extra Total = 3h > 1ª Fase = 2h
> 2ª Fase = 1h
Banco de Horas = 2h*(1,5)+1h*(2) = 5h
Considerar 2ª Fase como Banco de Horas: Por padrão, quando o Banco de Horas é ativado, será considerado sempre a 1ª Fase de Hora Extra para contabilizar para o Banco de Horas. Caso deseje que toda Hora Extra seja convertida para Banco, essa opção deve ser marcada.
Considerar Horas Faltantes: Marcar essa opção caso deseje que as Horas Faltantes do motorista subtraia do Acumulado de Banco de Horas.
Exemplo de Configuração de Apuração Padrão, seguindo a Lei 13.103
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3. Alocação dos Motoristas no Turno e Apuração
Para que seja possível controlar a jornada dos Motoristas, é necessário uma configuração inicial.
Todo novo motorista contratado na Frota deverá ser cadastrado através do Sasgc, após o cadastro o motorista irá integrar automaticamente ao TMS. Quando o processo acontecer, o motorista terá o tipo de registro "Fornecedor".
Para o controle de Jornada é necessário alterar o tipo para "Funcionário" e selecionar o Turno que o motorista estará e a Configuração de Apuração.
.1Pesquisar o nome do motorista, ou então, filtrar por Tipo de Registro "Fornecedor"
.2Após carregar os motoristas, na coluna "Tipo de Registro", alterar para "Funcionário"
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.3Nas colunas Turno e Configuração de Apuração, selecionar respectivamente o Turno e Apuração criados nas etapas anteriores.
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.4Caso o processo precise ser repetido para outros motoristas, é possível utilizar a opção de Replicar ao lado do título das colunas
.5Clicar em Salvar
4. Criação dos Dias Não Úteis
Os dias não úteis (feriados) são criados para que o sistema possa identificar esses dias e então aplicar a porcentagem de Hora Extra caso o motorista trabalhe nesses dias.
No cadastro existem 2 tipos, sendo eles:
.1Fixo: Feriados que possuem a mesma data todos os anos. Exemplo: Natal, Ano novo, Tiradentes.
.2Muda todo ano: Feriados que anualmente caem em datas diferentes. Exemplo: Páscoa, Sexta-Feira Santa, Carnaval.
Caso tenha outras Filiais cadastradas no sistema, o dia não útil deverá ser associado às respectivas filiais (feriados municipais, estaduais). Além disso, os motoristas deverão estar alocados à essas Filiais (processo feito através da tela de Pessoa Simplificada.
5. Criação de Tipo de Ausência
Os Tipos de Ausência são utilizados para identificar ausências dos motoristas e com isso evitar que inconsistências sejam geradas quando o motorista não trabalhar em dias com Turno.
As ausências podem ser criadas com os nomes desejados. Alguns exemplos de Ausências comumente utilizados:
Assim como os Tipos de Ausência, podem ser criados com o nome que mais identificar ser adequado.
O motivo ajuste é obrigatório para a tratativa do apontamento do motorista, e a "Descrição" usada no cadastro do Motivo Ajuste, será exibido no Espelho de Ponto do Motorista na coluna "Observações", sendo assim, aconselhamos que sejam escolhidos nomes para os Motivos Ajustes que representem o motivo pelo qual o apontamento do motorista foi tratado
Exemplo de Motivos Ajustes comumente utilizados:
Reprocessamento de Jornada
Apontamento incorreto
Por padrão, no sistema já existem 6 Motivos ajustes, sendo eles:
Editar Quitação de Banco de Horas (sistema)
Quitação de Banco de Horas Durante Fechamento (sistema)
Registrar compensação de Banco de Horas (sistema)
Remover compensação de Banco de Horas (sistema)
Registrar Folga (sistema)
Remover Folga (sistema)
Sendo que os 4 primeiros estão associados ao Banco de Horas, e os 2 últimos associados à lançamentos de folga ou remoção de folga cadastrada.
7. Criação dos Alertas
Para garantir uma maior produtividade, podemos gerar alertas para identificar condições de exceção e então atuar sobre elas, visando reduzir as perdas de produtividade do processo.
Dentre os alertas que são possíveis de serem criados no TMS, temos:
Descanso excedido
Veículo Rodando sem Inicio de Jornada
Para a criação desses alertas é possível seguir o passo-a-passo descrito na tela de Painel Alerta. Abaixo deixaremos as parametrizações que devem ser utilizadas para a geração desses alertas.
Descanso excedido
O alerta de descanso excedido pode ser feito utilizando o padrão de 30 minutos, ou então selecionando outro valor para o parâmetro, conforme valor definido na operação. Para isso, utilizaremos o evento já criado de "Descanso".
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Veículo Rodando sem Inicio de Jornada
Para identificar se o veículo está rodando sem INICIO DE JORNADA, é necessário primeiramente criar um evento.
Criação do Evento:
.1Acessar CCO > Painel Evento
.2Clicar no botão +Novo
.3Configurar o Evento de acordo com as informações abaixo:
.aDescrição: Rodando sem Iniciar Jornada
.bTipo: Veículo
.cControle: Controla tempo entre inicio e fim e dispara evento no inicio da contagem do tempo
.4Em Condição Inicio e Condição Fim, clicar em +Novo Grupo
.aCondição de Inicio:
.iSelecionar Macro anterior
.iiClicar em +Nova Regra
.iiiSelecionar Velocidade maior que zero - Condição: Sim.
.bCondição de Fim:
.iSelecionar Macro Atual
.iiClicar em +Novo Grupo
.iiiSelecionar Velocidade maior que zero - Condição: Não
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.5Caso utilize o Aplicativo Tempo de Direção Sasmdt para controle de Jornada, no card SASCAR(1), selecionar o layout Tempo de Direção - via Aplicativo SasMDT(3) e configurar de acordo com a imagem abaixo:
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.6Caso utilize Macros, é necessário buscar pelo sequenciamento que esteja utilizando em sua frota, e parametrizar o evento de Interstício. Na coluna "Macro Inicio", do lado esquerdo, selecionar a macro que indica o fim da Jornada, e na coluna Macro Fim", do lado direito, selecionar a macro que Inicia Jornada.
.7Após a Configuração, clicar em ✓ Salvar
Esse evento irá contabilizar o tempo total que o veículo se movimentou sem enviar o Inicio de Jornada. O evento finalizará ou quando o veículo parar de se movimentar, ou quando o veículo enviar INICIO DE JORNADA.
Caso queira o tempo total sem inicio de jornada, é possível retirar a opção de finalização por "Velocidade maior que zero = Não"
Após a criação do Evento, o alerta poderá ser criado, de acordo com a configuração abaixo:
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Recomendamos que, caso utilize o Aplicativo Sasmdt para controle de jornada, coloque no valor inicial o parâmetro acima de 10 minutos, para evitar falsos negativos que podem vir a ocorrer em virtude da diferença de tempo entre a integração do pacote de posição que analisa a velocidade e a integração das informações do App.
Caso em sua operação não tenha uma torre de controle para gerenciamento dos alertas gerados em Tempo Real, recomendamos que seja inserida a Baixa automatica dos alertas, para que dessa forma os alertas gerados não sejam acumulados na tela de Monitoramento Frota. Porém, ainda assim será possível utilizá-los nos Dashboards e Relatórios.
Para os alertas mencionados acima, recomenda-se utilizar a opção da Ação "Baixar Alerta quando Evento for Finalizado".
Etapa 2 - Acompanhamento | Gestão do dia-a-dia
O acompanhamento dos desvios pode ser feito em três momentos:
.1Dia Atual - através dos alertas gerados e também através do Painel de Jornada Online, onde é possível acompanhar em tempo real o andamento da Jornada dos motoristas.
.2Dia seguinte - através do controle de ponto dos motoristas, realizando a auditoria dos apontamentos e tratativa das inconsistências, banco de horas, registros de ausências e etc.
.3Mensalmente - através do fechamento do ponto dos motoristas, quitações de banco de horas, extração do consolidado da jornada para pagamentos e através de monitoramento dos Dashboard gerenciais para identificar os desvios do mês e estabelecer planos de ação para atingimento das metas definidas.
Dia Atual
Para evitar que os desvios ocorram, é possível realizar ações preventivas, através do acompanhamento dos alertas configurados e também através do Painel de Jornada Online.
Painel de Jornada Online
O Painel de Jornada Online permite que seja feito o acompanhamento da jornada dos motoristas em tempo real, visualizando o Status dos Motoristas (Jornada ou Interstício), e também em qual etapa da Jornada o motorista se encontra (Direção, Descanso, Refeição). É possível também, ter uma gestão a vista das exceções, como por exemplo, os motoristas que estão com Jornada Excedida e aqueles que possuem as Horas Extras excedidas.
Para acessar o seu Painel de Jornada Online, selecione o menu lateral Dashboard e em seguida clique sobre "Painel de Jornada Online".
Caso seja a primeira vez utilizando o Painel, é possível ajustar as seguintes parametrizações:
Frequência de atualização: Tempo pré definido para atualização automática do Painel
Limite máximo de hora extra: Tempo máximo de horas extras que os motoristas podem realizar. Exemplo: Se o motorista pode realizar até 4h extras no dia, e seu turno é de 8h, após 12h de Horas Trabalhadas a linha referente àquele motorista ficará vermelha, indicando que o limite de horas extras foi ultrapassado.
Tempo de Interstício: Parâmetro relacionado ao tempo de Interstício (Pernoite/Interjornada) utilizado na frota. Quando o motorista finalizar a sua jornada, esse valor será somado à Data/Hora de Fim da jornada para obter o horário do possível inicio da próxima jornada do motorista.
Tolerância de Atraso na Posição: Parâmetro utilizado para sinalizar, visualmente, quando um veículo estiver com a posição atrasada. Exemplo: Se o parâmetro for 30 minutos, será exibido o símbolo próximo à data de posição do veículo quando a diferença entre a última posição e a data atual for maior que 30 minutos, indicando que a última posição do veículo foi há 30 minutos.
Após definido esses parâmetros, é necessário clicar em Salvar, para que as alterações sejam aplicadas.
O Painel terá a seguinte visualização, onde cada um quadrados coloridos representam um filtro/status do Motorista. Ao clicar sobre o filtro desejado, o painel exibirá apenas os motoristas que atendem àquela condição.
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No painel exibido acima, podemos verificar que existem motoristas que estão com Horas Extras Excedidas, mostrados em vermelho (Horas Trabalhadas > 12h) e também motoristas com Jornada Excedida, mostrados em laranja (Hora Trabalhada > 8h).
As colunas do Painel podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de visualização e também podem ser redimensionadas e trocadas de posição. A seguir será detalhado o que cada uma das colunas exibe:
Nome da Coluna
Informação
Possui possibilidade de Ordenação?
Status
Mostrará se o motorista em Jornada ou com a Jornada encerrada - Interstício
Tempo total desde o início da Jornada ou desde o início do Interstício. Ao clicar sobre o Tempo no Status é possível abrir a Régua de Jornada, para visualizar o andamento da Jornada atual do Motorista. Coluna será detalhada abaixo.
Tempo de trabalho efetivo do motorista. Dado por Tempo Total no Status - Total de Refeição realizado - Tempo total de descanso (Se parametrizado para tal na Configuração de Apuração)
Evento que o motorista se encontra no momento, podendo variar entre Refeição, Espera, Descanso e Direção. Caso o motorista envie uma informação que faça com que ele finalize algum dos eventos mencionados anteriormente e não inicie nenhum outro, o campo Evento Atual ficará em branco.
Quantidade de Inconsistências existentes no controle de Ponto do motorista. Coluna com link para o Controle Ponto do motorista, ao clicar sobre a quantidade de inconsistência, será aberta a página do Controle de Ponto para o motorista selecionado
Será exibido a data de Previsão de Inicio da próxima jornada do Motorista. Calculada utilizando a Data/Hora do apontamento de FIM DE JORNADA do Motorista + o Parâmetro de Tempo de Interstício definido nas Configurações do componente
Exibirá o número da Viagem associada ao motorista, caso ele possua alguma viagem vinculada. Funcionalidade de Viagem está vinculada ao Módulo Logístico.
A Coluna Tempo no Status é uma coluna que possui link para a Régua de Jornada. Ao clicar sobre o valor do Tempo no status do motorista será aberto um Modal que irá mostrar o andamento da jornada do motorista.
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Na Régua acima, podemos ver o Tempo total da jornada do motorista e como esse tempo de jornada está composto. Cada linha indica um evento diferente, entre eles: Direção, Refeição, Descanso e Espera (caso ainda seja utilizado pela frota). Além disso, na parte superior é possível verificar também o total de cada um dos eventos até o tempo atual e também o tempo de Interstício desde a última jornada.
Os espaços em branco indicam períodos em que o motorista finalizou um dos eventos de Jornada e não iniciou nenhum outro, podendo indicar, por exemplo, períodos de ociosidade.
Agora que você já conhece todas as funcionalidades do Painel de Jornada Online, é possível utilizá-lo para realizar o acompanhamento diário da sua frota.
Através da coluna "Horas Trabalhadas" e "Horas Normais Disponíveis", utilizando a funcionalidade de ordenação, é possível verificar quais motoristas já estão próximos de exceder o limite de Jornada ou então o limite de Horas Extras.
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Utilizando a coluna de "Evento Atual" é possível também identificar casos que possam indicar ociosidade, como por exemplo, quando o motorista não está em nenhum evento mapeado de Jornada. Quando utilizando a jornada através do Aplicativo do Tablet (Tempo de Direção), isso ocorre quando o motorista para o veículo e não informa no Tablet os eventos de Refeição, Pausa ou Espera.
Com a coluna "Previsão de Inicio de Jornada", filtrando o Status Interstício, é possível também realizar a programação dos motoristas, verificando aqueles que possuem data de Previsão de Início de Jornada mais próximo.
Monitoramento de Desvios em Tempo Real
O uso da tela de Monitoramento Frota para acompanhamento dos alertas é indicado para casos em que existe uma célula de Monitoramento (Torre), com pessoas dedicadas na tratativa dos alertas gerados
Pré-requisitos: Para que seja possível utilizar a tela de monitoramento Frota, é necessário que sejam feitas as configurações dos alertas conforme descrito no Item 7.
Caso tenha uma célula de Monitoramento, é possível também utilizar os alertas de Desvios configurados, para uma atuação em tempo real.
Os alertas configurados anteriormente serão gerados na tela de Frota, que pode ser acessada através do Menu Lateral CCO > Frota.
Por padrão a tela exibe os card de "Veículo" e "Motorista". O card de Veículo é utilizado para acompanhar alertas do tipo "Veículo", mais comumente usados no Módulo de Logistica, porém pode ser usado também para visualizar algumas informações do veículo como última posição, se está posicionando em satelital, gps ou memória, entre outras informações.
Os alertas de Jornada serão exibidos sempre no card "Motorista".
Caso deseje ocultar o card Veículo para que o Card de Motorista ocupe a tela toda, basta clicar no ícone no canto superior direito, acima do card Veículo, e desabilitar a opção "Painel Veículo".
A tela de Frota possui um comportamento de Gestão por Exceção, ou seja, quando a tela abrir, serão exibidos apenas os motoristas que possuem algum tipo de Alerta. Caso não haja nenhum alerta a tela será exibida em branco.
Assim que um novo alerta for gerado, será exibida a linha com o nome do motorista, sendo que a cor da linha será de acordo com a Severidade do alerta, definido durante a criação do mesmo em Painel Alerta.
Recomenda-se que o time de monitoramento tenha essa tela aberta durante todo o período e conforme os alertas forem sendo gerados, que seja feita a análise desse desvio e se necessário, seja feito o contato junto ao motorista para atuar sobre o ocorrido.
O Painel permite que sejam escolhidas as colunas a serem visualizadas. Para selecionar, basta clicar no menu laranja mostrado abaixo. Dentre elas estão disponíveis:
Alerta: Quantidade de alertas gerados para o motorista e sem nenhum tipo de tratativa.
Placa: Placa que o motorista estava dirigindo no momento da geração do alerta.
Severidade: Severidade do alerta, definido durante a criação.
Último Alerta: Nome do alerta mais recente gerado e sem tratativa.
Viagem: Viagem associada ao motorista (funcionalidade do Módulo Logístico).
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Ao ser gerado um novo alerta, será mostrado no topo da listagem o novo alerta. O operador poderá então clicar sobre o motorista para abrir a aba lateral de informações e realizar as análises necessárias com relação ao alerta.
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Clicando sobre o botão de Informação ao lado do horário do alerta, é possível abrir o Modal de Informações e verificar a data de inicio e fim do evento relacionado àquele alerta. Caso o campo de "Data Fim" esteja em branco, significa que aquele evento segue em andamento.
Casos como esses podem ser identificados em alertas como Direção contínua ou Excesso de Jornada, uma vez que o alerta pode ser gerado enquanto em andamento, e no momento da validação do mesmo, pode estar em andamento ainda.
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Após verificar as informações do alerta, e se necessário, contatar o motorista, o operador poderá realizar a tratativa dos alertas, utilizando as Ações que devem ser criadas na tela de Ação. Poderão ser criadas ações com nomes específicos, que mostrem o tipo de tratativa que foi dado, como por exemplo "Alerta finalizado", "Contato realizado", entre outros.
Caso o alerta seja baixado com uma ação que esteja marcada em seu cadastro com "Representa Solução", porém o evento ainda está em andamento, como por exemplo, Direção Contínua, se o alerta for tratado e o motorista ainda não realizou sua parada, o alerta voltará para a tela após a tratativa, uma vez que o motorista continua em estado de alerta.
Para a tratativa do alerta existem 2 opções, é possível lançar um alerta na tela de Detalhes do Alerta, clicando em "Adicionar Ação" e em seguida, no modal aberto, selecionando a ação que deseja utilizar. Ao finalizar, deve-se clicar em Salvar.
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Outra opção disponível para tratamento dos alertas, é clicando com o botão direito do mouse e selecionando o alerta a ser tratado e a ação desejada:
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Dia Seguinte
Recomendamos que a análise da jornada dos motoristas seja feita diariamente, a fim de verificar as perdas de produtividade e também tratar as inconsistências que tenham sido geradas no dia anterior.
Dashboard
No caso das perdas de produtividade citados anteriormente, podemos realizar o controle através de Dashboard, diariamente, para então identificar os motoristas mais infratores e traçar planos de ação para reduzir a quantidade de desvios gerados.
Gestão de Alertas
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Com um Painel de acompanhamento como o mostrado acima, conseguimos verificar como está a evolução dos alertas e também identificar quem são os motoristas que mais geram os alertas.
Para construir um Painel de Gestão como o mostrado acima, é possível seguir o passo-a-passo descrito no tutorial de Dashboard e utilizar os seguintes componentes:
Evolução de Alertas: Código 46 - Alertas Evolução Últimos Meses
Ranking de Alertas: Código 64- Ranking Alertas por Motorista, Veículo ou Transportador
Esse componente deverá ser criado para cada alerta que deseja controlar e então utilizar as seguintes configurações:
Ordenação: Crescente ou Decrescente, a depender de como deseja visualizar o ranking.
Dias: quantidade de dias que deseja visualizar a quantidade de alertas
Visão do Componente: Motorista
Alerta: Selecionar o alerta que deseja exibir no componente, caso não selecione nenhum, serão exibidos todos os alertas na forma de barra sobreposta
Tratados: Caso deseje exibir apenas os alertas que tiveram algum tipo de tratativa, selecione "Tradados", caso o contrário, deixe como "-Selecione", que irá exibir todos os alertas, independente se houve ou não tratativa.
Top: Quantidade de motoristas que deseja exibir no ranking
Esse dashboard também poderá ser criado com a visão "Mensal" ou "Diária", caso deseje ter um ranking de alertas gerados por motoristas no Mês atual, ou então caso deseje visualizar os alertas gerados para o motorista no Dia Atual ou Dia Anterior.
Gestão da Jornada
É possível também, realizar o acompanhamento da jornada dos motoristas através do dashboard de jornada, com informações de total de horas extras, horas noturnas e também identificar aqueles motoristas que não trabalharam no dia anterior.
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A partir do dashboard acima, conseguimos visualizar como está a evolução da quantidade de Horas Extras, Horas Noturnas, identificar os motoristas que realizaram muitas horas extras e horas noturnas no dia anterior, horas noturna (ou, caso deseje, mês atual, semana anterior, etc), e também os motoristas que não trabalharam no dia anterior (caso tenha turno - Inconsistência de "Motorista não trabalhou em dia com turno").
Com essas informações, é possível tomar ações como:
Programar uma folga compensatória para aqueles motoristas que estão com uma grande quantidade de horas extras acumuladas no período;
Identificar o motivo pelo qual o motorista precisou realizar horas noturnas (caso sua operação não trabalhe em horários noturnos);
Registrar faltas não programadas para os motoristas que não trabalharam, ou então, caso a falta tenha sido justificada, lançar os Registros de ausência necessários.
Os pontos citados acima serão detalhados no tópico de "Controle Ponto" abaixo.
Controle Ponto
Como detalhado anteriormente, o controle ponto pode ser utilizado para realizar as tratativas referentes à jornada dos motoristas como: programação de folgas, registros de ausência, controle de banco de horas e também tratativas pontuais, em caso de erros de apontamentos. Além disso será através da tela de Controle Ponto que poderá extrair os Espelhos de Ponto e consolidados de Jornada, utilizados nas análises mensais.
Para acessar o Controle de Ponto, selecione no Menu lateral a opção Módulo e clique sobre a opção Controle Ponto. Ao carregar, a tela irá mostrar um card inicial com filtros e abaixo a listagem dos motoristas da sua frota.
Para que o motorista apareça na listagem do controle ponto é necessário realizar a sua alocação no turno e apuração, e passa-lo de Fornecedor para Funcionário, através da tela de Pessoa Simplificada. O procedimento mencionado está descrito na tela citada.
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Os filtros disponíveis são:
Funcionário: Utilizado para filtrar o nome de um ou mais motoristas específicos.
Filial: Utilizado para filtrar os motoristas através da filial no qual está alocado. A alocação dos motoristas em suas respectivas filiais deve ser feito através da tela de Pessoa Simplificada.
Cargo: Utilizado para filtrar através do cargo, caso tenha a separação dos motoristas feitas por cargo, como Motoristas, Ajudante, etc. O cadastro do cargo é feito através da tela de Cargo, e a alocação do motorista no seu respectivo cargo é feito através da tela de Pessoa Simplificada.
Departamento: Descontinuado.
Tipo Operação: Caso deseje separar os seus motoristas em Operação, poderá criar as operações em Tipo Operação e posteriormente aloca-los nas respectivas operações através da tela de Pessoa Simplificada.
Turno: Utilizado para filtrar os motoristas através do turno, caso utilize diferentes turnos em sua frota. Os turnos são cadastrados na tela de Turno e o motorista é alocado em seu respectivo turno através da tela de Pessoa Simplificada.
Configuração de apuração: Utilizado para filtrar os motoristas através da Configuração de apuração, caso utilize diferentes apurações em sua frota. As apurações são cadastradas na tela de Configuração de Apuração e o motorista é alocado em sua respectiva configuração através da tela de Pessoa Simplificada.
Saldo Banco de Horas: Filtro será disponibilizado caso seja ativada a opção de Banco de Horas na Configuração de Apuração.
Período Apuração: O período de apuração mostrado será por padrão o Dia Atual - 30 dias. Caso deseje visualizar a jornada dos motoristas em um período diferente, é possível alterar o período de apuração desejado.
Abaixo do Card de Filtros será mostrada a listagem dos motoristas:
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Serão exibidas as seguintes colunas:
Inconsistência: Quantidade de inconsistências para aquele respectivo motorista no período de apuração definido no card de Filtros. Através dessa coluna é possível filtrar por motoristas que possuem inconsistência, ou filtrar apenas motoristas que não possuem nenhuma inconsistência.
Filial: Filial na qual o motorista está alocado.
Nome: Nome do motorista.
Cargo: Nome do cargo definido para aquele motorista.
CPF: Número do CPF do motorista. Caso o motorista tenha sido cadastrado com outro documento, como RG ou CNH esse campo ficará em branco. Caso deseje que seja exibido o CPF é possível adicioná-lo através do cadastro do motorista na tela de Pessoa.
Departamento: Descontinuado
Turno: Turno no qual o motorista está alocado.
Configuração de Apuração: Apuração no qual o motorista está alocado.
Saldo de Banco de horas: Saldo de Banco de horas do Motorista. O saldo será calculado até a data "Data até" do filtro de Apuração. Caso seja alterada a "Data até" o Saldo será recalculado, mostrando a quantidade de Banco de Horas acumulada que o motorista tinha naquele dia específico. (Mostrada apenas caso a funcionalidade de Banco de Horas esteja ativa na Configuração de Apuração.)
Data do Último fechamento: Data que foi realizado o último fechamento de jornada. (Mostrada apenas caso a funcionalidade de Banco de Horas esteja ativa na Configuração de Apuração.)
Ao clicar sobre um motorista específico, será possível visualizar detalhadamente as jornadas realizadas no período de apuração definido e também realizar tratativas nos apontamentos. Para mais informações sobre tratativa dos pontos e funcionamento geral da tela, recomendamos que acesse o tutorial detalhado da tela em Controle Ponto.
As tratativas relacionadas à produtividade que serão realizadas no controle de ponto, detalharemos a seguir:
Folga Compensatória:
A folga compensatória pode ser utilizada nos casos em que o motorista possui uma grande quantidade de banco de horas, ou uma grande quantidade de horas extras geradas.
Detalharemos a seguir o uso da Folga Compensatória com e sem a utilização do Banco de Horas.
a. Banco de Horas
Através da utilização do banco de horas definido na tela de Configuração de Apuração, é possível configurar se as horas faltantes do motorista serão descontadas do total de banco de horas. Caso essa opção seja selecionada, bastará lançar um motivo ajuste desejado, que as horas faltantes serão geradas e consequentemente descontadas do Banco de Horas. Para criar o motivo ajuste, basta acessar a tela em questão e seguir o tutorial descrito em Motivo Ajuste.
Se essa opção não estiver configurada em sua apuração, é possível utilizar o motivo ajuste de "Registrar Compensação de Banco de Horas (sistema)".
Folga Compensatória - Horas Faltantes descontando do Saldo de Banco de Horas
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Folga Compensatória - Horas Faltantes não descontando do Saldo de Banco de Horas. Utilização do Motivo Ajuste - Registrar Compensação de Banco de Horas
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b. Sem banco de Horas
Caso não faça uso do banco de horas, basta apenas lançar um Motivo Ajuste para que as Horas Faltantes sejam geradas, e com isso, ao final do mês será possível verificar a quantidade total de horas Faltantes e a quantidade total de Horas Extras do motorista.
Ausência Justificada:
Para casos onde o motorista justifica a sua ausência, fazendo então com que as horas faltantes sejam abonadas, é possível utilizar o Registro de Ausência.
Ao criar um Tipos de Ausência, deverão ser selecionadas as seguintes opções:
Desativar inconsistência "Funcionário Não trabalhou em dia com turno"
Não Calcular Hora Faltante
Dessa forma, quando o registro de ausência for lançado, as horas faltantes do motorista serão abatidas.
Como exemplo de ausências temos: Férias, Licenças, Atestados, etc.
Para registrar uma ausência, basta acessar a Módulo > Registro de ausência e seguir o tutorial da tela: Registro de Ausência.
Folga:
Caso não esteja utilizando o registro automático de folga, sendo necessário lança-la manualmente, é possível, através da edição do ponto, descrito em Controle Ponto, utilizar o motivo ajuste Registrar Folga (sistema), com esse motivo ajuste, será gerada uma folga para o motorista, porém não serão geradas horas faltantes.
Falta não justificada:
Se o motorista teve uma falta não justificada, será também gerada a inconsistência de ponto "Funcionário não trabalhou em dia com turno", e nesse caso será necessário registrar um motivo ajuste para que a inconsistência seja removida e então seja gerada a hora faltante para o motorista. O processo de edição e ajuste do ponto pode ser visto em Controle Ponto.
Mensalmente
Para um acompanhamento mensal dos desvios, é possível utilizar o dashboard mostrado acima, porém com a Visão "Mês atual".
É possível também acompanhar a evolução do total de horas Extras, Noturnas, Horas de Refeição, entre outros, através do Dashboard para avaliar se os planos de ação traçados estão sendo efetivos.
Dashboard
O Painel de Gestão abaixo ajudará no controle da quantidade total de Horas Extras e Horas Noturnas mês a mês, e também na visualização dos motoristas que mais realizam horas extras e horas noturnas.
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Os componentes de Evolução permitem também a adição de metas mensais da quantidade de Horas, para avaliar se a frota está acima da meta definida.
Para a criação desse painel, foram utilizados os seguintes componentes:
Evolução mensal de Horas (Extras e Noturnas): Código 41 - Total de Horas Acumuladas por Evento Ponto
Esse componente deverá ser criado para cada tipo de informação que deseja controlar e então utilizar as seguintes configurações:
Meses para Comparação: Quantidade de Meses que deseja visualizar na comparação, caso deseje o Ano completo, selecionar "Ano Atual" ao final do Componente.
Evento Ponto: Informação que deseja visualizar, como Hora Extra Total, Hora Extra 1ª Fase, 2ª Fase, Adicional Noturno, Horas de Direção, etc.
Linha de Metas: Caso deseje exibir a linha de metas, ao final do componente habilitar a opção "Linha de Metas" e preencher os respectivos valores para os meses desejados.
Ranking de Horas: Código 60 - Ranking por Pessoa - Total de Horas Acumuladas ou Média por Evento Ponto
Esse componente deverá ser criado para cada tipo de informação que deseja controlar e então utilizar as seguintes configurações:
Ordem: Crescente ou Decrescente, a depender de como deseja visualizar o ranking.
Dias:
Top: Quantidade de motoristas que deseja exibir no ranking
Evento Ponto:
Visão do Componente:
Controle Ponto
No fechamento Mensal, é possível, através do Controle Ponto, verificar a quantidade total de Saldo de Refeição dos motoristas no período do fechamento.
Para isso, basta acessar Módulo > Controle Ponto e utilizar a opção do Consolidado de Jornada XLS ou então o Espelho de Ponto em PDF.
Na tela inicial do Controle Ponto, é necessário filtrar o período de fechamento desejado em "Período Apuração" e clicar em Consultar:
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Após esse procedimento, basta clicar no ícone ☰ no canto superior direito e selecionar a opção Exportar XLS.
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No Excel gerado, será possível verificar, por motorista, o Saldo de Refeição acumulado naquele período.