Painel Evento

Pushpin Módulos: Jornada Logística
Gear Etapa: Cadastro e Configurações
Old Key Palavras-chave: Controladores de tempo, gatilhos

Para cadastrar eventos, acessar o menu “CCO > Parâmetros”, clicar na opção “Painel Evento”.
Quando a tela “Painel Evento” estiver carregada, o usuário deve clicar no botão à direita “Novo”.
Quando a tela de cadastro abrir, deve-se preencher a descrição, ou seja, o nome do evento a ser criado, o Tipo (motorista ou veículo) e o controle do evento, que pode ser de 3 tipos:
  • Controla tempo entre Início/Fim e dispara evento no Início da contagem do tempo – Evento utilizado quando se deseja criar um alerta do tipo “maior/maior ou igual” ao tempo do evento.
  • Exemplo: Tempo de parada excedida – se o evento for maior ou igual à 2h será gerado um alerta
  • Controla tempo entre Início/Fim e dispara evento no Fim da contagem do tempo – Evento utilizado quando se deseja criar um alerta do tipo “menor/menor ou igual” ao tempo do evento.
  • Exemplo: Tempo de refeição insuficiente – se o evento for menor ou igual à 1h (tempo de refeição) será gerado um alerta.
  • Dispara evento quando ocorrer a condição de início sem controle de tempo entre Início/Fim – Evento utilizado quando se deseja controlar o acontecimento do evento sem interesse em sua duração.
  • Exemplo: Controlar a chegada/saída de um veículo em um determinado alvo.
Caso se deseje evitar que o processamento de pacotes em memória gere eventos fora de ordem, pode-se selecionar a opção de Processamento em Lote.

Observação: Se desejar que o controle de eventos e alertas seja feito em tempo real, não selecionar a opção de Processamento em Lote, uma vez que nesta condição o sistema irá receber todos os pacotes de posição dos veículos e processá-los na ordem após 48h.
Após selecionada as condições iniciais, deve-se clicar no botão Novo Grupo para criar as condições de início e Condição de Fim.
Depois de abrir as regras, deve-se selecionar o que irá disparar o evento. Um evento pode ser baseado tanto em Movimento, Mapa Polígonos, Macro Atual, Macro Anterior, RPM maior que zero, entre outros. Cada evento selecionado terá uma condição a ser imposta para que a condição seja iniciada.
Exemplo:
  • Movimento – condição: sim ou não
  • Mapa Polígono – condição: dentro do alvo, fora do alvo ou saída do alvo.
Os eventos também podem ser baseados em Macros. Para que os eventos de rastreador sejam cadastrados baseados em macros é necessário que o layout da macro a ser utilizada seja carregada na conta GR integrada ao TMS.
Para configurar o evento, seleciona-se à esquerda a Macro que irá abrir o evento (Macro Início) e à direita a Macro que irá finalizar o evento (Macro Fim).
Observação
No caso de configuração de eventos baseados em Macros, caso haja mudança no layout de macro utilizado, deve-se refazer a parametrização do Evento baseado no layout atual.
Para a configuração de eventos baseados na integração Tachofresh (Espanha), deve-se selecionar o layout nomeado “Tachofresh” e realizar a parametrização.
Para a configuração de eventos baseados na integração como App SasMDT, deve-se selecionar o layout nomeado “Tempo de Direção – via Aplicativo SasMDT(3)” e realizar a parametrização.
Após preencher todas as informações para o cadastro de um novo evento, clicar em Salvar.
Para a edição de um Evento existente, deve-se clicar na descrição do Evento cadastrado para abrir a tela de cadastro.
Realizar as edições necessárias na tela do cadastro do Evento a ser editado e clicar no botão Salvar.