Configuração de Apuração

Pushpin Módulos: Jornada
Gear Etapa: Cadastro e Configurações
Old Key Palavras-chave: Apuração de Jornada, Regras de Apuração, Hora Extra, Folga Automática

Para a criação de uma nova Configuração de Apuração, no menu “Módulo > Jornada”, clicar na opção “Configuração Apuração”.
Quando a tela “Configuração Apuração” estiver carregada, o usuário deve clicar em +.
Quando a tela de cadastro de “Configuração Apuração” abrir, deve-se preencher as informações necessárias para a criação da nova configuração de apuração, sendo que os campos com * são de preenchimento obrigatório.
Após preencher o nome dessa nova configuração de apuração no campo “Descrição”, o usuário deve salvar o cadastro pela primeira vez clicando no botão Salvar.
Na sequência, o usuário deve se dirigir para o quadro “Evento Ponto”, localizado mais para o final da tela. Neste quadro, deve-se associar cada  Evento Ponto  ao seu respectivo Evento de Rastreador (cadastrado em  Painel Evento  ) clicando primeiramente no botão “+” localizado no canto direito.
Em seguida deve-se selecionar o Evento Ponto, o seu respectivo Evento Rastreador e por fim clicar no botão “Adicionar”.
O vínculo entre o  Evento Ponto  e o  Evento Rastreador  é então exibido em uma lista, sendo possível realizar algumas configurações adicionais, como escolher se o evento será subtraído das horas totais trabalhadas (jornada) ou se não será considerado para fins de adicional noturno.
Observações:
  • O Evento de Refeição por padrão de sistema já é subtraído das horas de jornada. Portanto, não é possível alterar esta configuração, como ilustrado no print acima.
  • Estes vínculos precisam ser feitos para todos os Eventos Ponto que se deseja controlar na jornada do motorista.
No quadro “Geral”, o usuário escolhe qual é a configuração geral da Jornada.
Controla Jornada Via Evento: Sistema entende que deve haver uma jornada em dia com turno cadastrado, independentemente do horário em que essa jornada é realizada. Exemplo: Se um motorista iniciar uma jornada às 22h e o turno ao qual está associado é das 8h às 17h, o sistema entende de forma correta que houve jornada naquele dia.
Observações:
  • No controle da jornada via macros, recomenda-se selecionar sempre a opção “Controla Jornada Via Evento”.
No quadro “Folga Semanal”, o usuário deverá escolher uma entre as três opções de folga referente ao motorista em questão:
  • 1 Dia de folga a cada 6 dias corridos: "O sétimo dia corrido após a última folga será automaticamente considerado como folga". Ainda não disponível
  • Folga conforme cadastro de turno fixo: "O dia sem apontamento que estiver indicado como folga no cadastro de turno será automaticamente considerado como folga".
  • Primeiro dia sem apontamento na semana fixa: "O primeiro dia sem apontamento dentro da semana fixa (segunda-feira a domingo) será automaticamente considerado como folga".
Além disso, o usuário pode selecionar a opção de "Calcular Hora Extra por Folga Não Cumprida". Se fizer isso, deve definir uma porcentagem para essa hora extra e escolher entre um Evento Ponto ou Horas Trabalhadas pelo qual o cálculo de hora extra seja calculado
No quadro “Hora Extra”, o usuário configura as regras de horas extras da jornada por dia da semana e também para  Dias não Úteis  (feriados), preenchendo os seguintes campos:
  • Evento Ponto: Informar sob qual ou quais eventos de ponto a hora extra será calculada. Caso não seja informado nenhum evento, a hora extra será calculada automaticamente com base no turno e nos apontamentos do funcionário.
Observação: O Evento Ponto somente poderá ser selecionado após o preenchimento do vínculo com o seu Evento de Rastreador correspondente no quadro “Evento Ponto”.
  • Acima De: Informar acima de quantas horas o tempo trabalhado será considerado como hora extra.
  • Hora Extra 1ª Fase: Percentual que será considerado como adicional para as duas primeiras horas extras realizadas.
  • Hora Extra 2ª Fase: Percentual que será considerado como adicional para o tempo extra computado após as duas primeiras horas extras realizadas (Hora Extra 1ª Fase).
Observações:
  • Os percentuais de horas extras 1ª e 2ª Fase não são aplicados sobre nenhum cálculo de jornada. Servem apenas como referência na impressão do Espelho de Ponto para que o responsável pelo fechamento do período de apuração consiga calcular os acréscimos de hora extra de cada motorista.
  • Se o cliente não possui distinção de hora extra 1ª e 2ª fase, este deve preencher o mesmo percentual em ambas as colunas.
Para repetir as configurações de horas extras em todos os dias úteis (segunda à sexta-feira), basta preencher os horários para a primeira linha (Segunda-feira) e depois clicar no botão “Replicar”. Os horários para os Dias não úteis, Sábado e Domingo precisam ser obrigatoriamente preenchidos de forma manual.
No quadro “Adicional Noturno”, o usuário configura as regras de adicional noturno da jornada, preenchendo os seguintes campos:
  • Período (De/Até): Período em horas em que se é considerado como adicional noturno.
  • Porcentagem: Percentual de referência para posterior cálculo de adicional noturno por parte do responsável pelo fechamento do período de apuração.
  • Evento Ponto: Informar sob qual ou quais eventos de ponto o adicional noturno será calculado. Caso não seja informado nenhum evento, o adicional noturno será calculado automaticamente com base no turno e nos apontamentos do funcionário.
Observação: O Evento Ponto somente poderá ser selecionado após o preenchimento do vínculo com o seu  Evento de Rastreador  correspondente no quadro  Evento Ponto  .
No quadro “Espera Calculada”, o usuário tem a opção de escolher se um determinado evento de ponto dentro da jornada deverá ser calculado de acordo com as regras informadas na mensagem em azul.
No quadro “Inconsistências”, o usuário pode selecionar se alguns dos tipos de inconsistências listados deverão ser desativados caso ocorram na apuração da jornada. Os tipos de inconsistências serão explicados na tela de  Controle Ponto .
Ao finalizar as parametrizações da nova Configuração de Apuração, clicar novamente no botão de Menu e Salvar.
Para a edição de uma Configuração de Apuração já existente, deve-se clicar na descrição da configuração de apuração cadastrada para abrir a sua tela de cadastro.
Realizar as edições necessárias na tela da configuração de apuração a ser editada, e clicar no Menu e Salvar.